O Projeto


logo

O Projeto Jovem Hacker – Capivari / Rafard, tem como proposta de educação contribuir na formação técnica, humana e social dos jovens para a autonomia,  fortalecendo o vínculo entres os participantes e a comunidade. Através de práticas colaborativas e de partilha, busca estimular o protagonismo da juventude, tendo como norteadores os movimentos pela cultura digital, software livre e hardware livre, e praticando uma educação que prese pela valorização do indivíduo e da coletividade tornando assim o aprendizado significativo.

Não buscamos formar exímios programadores mas ajudar os participantes de maneira que possam desenvolver sua independência tecnológica, para que consigam assim compreender os princípios dos códigos de computadores, modificar e criar em cima de programas existentes.

O Projeto Jovem Hacker nasceu no NIED – Unicamp juntamente com o Coletivo Revoada. Em 2015 ocorreram duas edições: Edição Cultura Digital de Campinas e a Edição Capivari, sendo uma ação de Extensão do Instituto Federal de São Paulo. Em 2016, como ação do IFSP – Capivari, duas cidades serão atendidas: Capivari e Rafard, tendo como destinatários diretos, alunos do nono ano e do ensino médio das escolas públicas .

Todas as etapas envolvem localmente discentes bolsistas do IFSP, docentes e técnico-administrativos, que juntos com o público-alvo buscam desenvolver um ecossistema de colaboração, interagindo diretamente com o coletivo Jovem Hacker em um planejamento conjunto.

 

Veja algumas fotos da nossa Edição 2015:

Pintando nossa oficina

Montando nossas máquinas

  Augusto Melo, 20

aluno do IFSP- Capivari, no curso de ADS

(Analise e Desenvolvimento de Sistemas)

bolsista no projeto, ed. 2016

 Veja também nossa Metodologia Hacker, clicando aqui!

 Clique aqui para se inscrever no projeto! Inscrições de 16/05 à 05/06

 

Quer saber mais? 

  • Conheça nossos Jovens Hackers da edição 2015 – Clique Aqui
  • Jovem Hacker no FISL – 2015 – Clique Aqui
  • Artigo “Dominando para não ser dominado: Autonomia Tecnológica com o Projeto Jovem Hacker” – Clique Aqui
  • Fotos diversas –Clique Aqui